SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The relation stage-actor-audience: a study of learning of becoming aware in the theater author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes  and  FLEITH, Denise Souza. A condição underachievement em superdotação: definição e características. Psicol. teor. prat. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp. 206-222. ISSN 1516-3687.

A baixa performance acadêmica em indivíduos superdotados constitui um fenômeno complexo observado e relatado por professores, especialistas e pesquisadores da área há mais de três décadas, muito embora não se tenha uma definição consensual que agregue os vários elementos que compõem essa realidade aparentemente antagônica. A definição de baixa performance, underachievement em inglês, enfatiza a discrepância entre o potencial revelado (habilidade) e a performance (realização), particularmente no contexto escolar. É objetivo central deste artigo a apresentação de contribuições teóricas e empíricas que fundamentam o estudo do fenômeno da superdotação na perspectiva das populações especiais, nomeadamente a de superdotados underachievers. Destacam-se alguns elementos relacionados à definição de superdotação, e características de superdotados, estudantes da educação básica, são elencadas. Em seguida, apresentam-se definições de underachievement e características do superdotado underachiever, bem como delineiam-se alguns fatores associados a essa condição.

Keywords : desenvolvimento humano; rendimento escolar; superdotação; altas habilidades; desempenho acadêmico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )