SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Psychosocial study of violence in old age: What think staff community and health professionals? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

LEAL, Rosângela Maria de Almeida Camarano; BANDEIRA, Marina Bittencout  and  AZEVEDO, Kennya Rodrigues Nézio. Avaliação da qualidade de um serviço de saúde mental na perspectiva do trabalhador: satisfação, sobrecarga e condições de trabalho dos profissionais. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 15-25. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os indicadores de satisfação e sobrecarga dos profissionais de um serviço de saúde mental e fazer um estudo qualitativo de observação das suas condições de trabalho. Participaram desta pesquisa 15 profissionais com idade entre 21 e 68 anos, sendo 54,3% mulheres e 46,7% homens. Os níveis de sobrecarga e satisfação foram avaliados pelas escalas Impacto-BR e Satis-BR. Para avaliar as condições de trabalho, realizaram-se observações diretas das atividades dos profissionais e entrevistas de autoconfrontação. Observou-se um nível mediano de satisfação dos profissionais com o serviço (3,86). O escore global de sobrecarga foi baixo (1,60), maior na dimensão das repercussões emocionais do trabalho e menor na dimensão do impacto na saúde física e mental. O estudo qualitativo evidenciou dificuldades na organização e condições de trabalho. Este estudo destaca a necessidade de aumentar investimentos destinados aos serviços de saúde mental.

Keywords : profissionais; serviços de saúde mental; sobrecarga; satisfação; trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )