SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1(Re)construção das práticas em saúde mental: compreensão dos profissionais sobre o processo de desinstitucionalizaçãoAnálise institucional do discurso de professores de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FAGUNDES, Mateus Miranda; ZANELLA, Michele  e  TORRES, Tatiana Lucena. Cidadão em foco: representações sociais, atitudes e comportamentos de cidadania. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 55-69. ISSN 1516-3687.

Este estudo buscou caracterizar representações sociais, atitudes e comportamentos sobre cidadania, apresentados por jovens e idosos. Para tanto, 100 pessoas responderam a um questionário semiestruturado, composto por questões de evocação livre, múltipla escolha, questões abertas e uma escala de atitudes. Houve emparelhamento quanto ao número de participantes jovens e idosos para a composição da amostra. As respostas foram analisadas por estatística descritiva, análise de conteúdo e lexicográfica. Os resultados indicam que a representação social da cidadania se relaciona com valores como honestidade e respeito, além do compromisso com a sociedade. Os jovens são favoráveis às discussões e reflexões políticas, diferentemente dos idosos. O voto não é destacado como um ato de cidadania em ambos os grupos, entretanto é por meio dele que estes percebem sua ação mais efetiva como cidadãos. Há indicativos do fenômeno de dissonância cognitiva entre comportamentos e atitudes, que se baseiam nas representações sociais da cidadania.

Palavras-chave : cidadania; representação social; atitudes; comportamento; gerações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )