SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Institutional Discourse OF Analysis of teachers of students diagnosed as autist in schoolar inclusionGames and moral judgement: a study of adolescents with high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

VIEIRA, Ana Caroline Sari  and  RAVA, Paula Grazziotin Silveira. Ninho cheio: perspectivas de pais e filhos. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 84-96. ISSN 1516-3687.

Este artigo busca conhecer e compreender os aspectos psicológicos e psicossociais envolvidos no processo de permanência do adulto jovem na casa parental, incluindo a perspectiva dos pais sobre esse fenômeno. Participaram deste estudo duas famílias com filhos com idade entre 20 e 34 anos. Utilizou-se como instrumento da pesquisa uma entrevista semiestruturada. O método empregado foi o estudo de casos coletivos e fez-se uma análise de conteúdo das informações. Observou-se que, em ambas as famílias, as perspectivas de pais e filhos são divergentes quantos aos aspectos da convivência familiar prolongada, mas as famílias apontaram como motivo comum, influenciador para a ocorrência desse fenômeno, os aspectos relacionados às regalias e aos confortos que o lar parental propicia aos jovens. Tarefas familiares não cumpridas ao longo do ciclo evolutivo vital que se arrasta acabam dificultando o desenvolvimento desse adulto jovem e a sua consequente emancipação física e emocional em relação à família.

Keywords : adulto jovem; parentalidade; ciclo vital; família; desenvolvimento humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )