SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Análise institucional do discurso de professores de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar1Jogos eletrônicos e juízo moral: um estudo com adolescentes do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VIEIRA, Ana Caroline Sari  e  RAVA, Paula Grazziotin Silveira. Ninho cheio: perspectivas de pais e filhos. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 84-96. ISSN 1516-3687.

Este artigo busca conhecer e compreender os aspectos psicológicos e psicossociais envolvidos no processo de permanência do adulto jovem na casa parental, incluindo a perspectiva dos pais sobre esse fenômeno. Participaram deste estudo duas famílias com filhos com idade entre 20 e 34 anos. Utilizou-se como instrumento da pesquisa uma entrevista semiestruturada. O método empregado foi o estudo de casos coletivos e fez-se uma análise de conteúdo das informações. Observou-se que, em ambas as famílias, as perspectivas de pais e filhos são divergentes quantos aos aspectos da convivência familiar prolongada, mas as famílias apontaram como motivo comum, influenciador para a ocorrência desse fenômeno, os aspectos relacionados às regalias e aos confortos que o lar parental propicia aos jovens. Tarefas familiares não cumpridas ao longo do ciclo evolutivo vital que se arrasta acabam dificultando o desenvolvimento desse adulto jovem e a sua consequente emancipação física e emocional em relação à família.

Palavras-chave : adulto jovem; parentalidade; ciclo vital; família; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )