SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Full nest: perspectives of parents and childrenThe incidental binding of visual and spatial information in working memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RAMOS, Daniela Karine. Jogos eletrônicos e juízo moral: um estudo com adolescentes do ensino médio. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 97-112. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste estudo foi investigar a influência que as experiências em mundos virtuais advindas da interação com os jogos eletrônicos têm sobre a competência do juízo moral dos sujeitos. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se com uma amostra por conveniência composta por três turmas do ensino médio. Aplicaram-se um questionário para identificação do perfil e o teste de juízo moral (MJT). Foram analisados 72 questionários e testes respondidos. Após análise estatística dos dados obtidos, não se constataram diferenças significativas entre alunos jogadores e não jogadores com relação ao juízo moral. Assim, pode-se questionar e relativizar a influência dos jogos eletrônicos sobre a competência do juízo moral dos sujeitos. Esse fato reforça a ideia de que o jogo é apenas mais um elemento que contribui com os processos de subjetivação, mas que ele não pode ser considerado determinante das qualidades morais dos sujeitos envolvidos no estudo.

Keywords : jogos de computador; moral; juízo moral; adolescentes; teste de juízo moral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )