SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Games and moral judgement: a study of adolescents with high schoolWhat does the Intelligence Predicts: Individual Differences or Academic Development Differences? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

CORDER, Ana Paula Ulmann; GARCIA, Rafael Vasques Ricardo Basso  and  GALERA, Cesar. A integração incidental da informação visual e espacial na memória de trabalho1. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 113-125. ISSN 1516-3687.

Neste estudo, investigou-se a integração incidental da informação visual e espacial na memória de trabalho utilizando uma tarefa de reconhecimento de sequências, na qual os participantes deveriam memorizar uma sequência de estímulos em função de uma dimensão relevante predeterminada e ignorar mudanças na dimensão irrelevante. Considerou-se que, se o desempenho na tarefa de reconhecimento fosse prejudicado por uma mudança na dimensão irrelevante, poder-se-ia inferir que objeto e posição espacial foram integrados de forma automática. Essa suposição foi testada em duas condições experimentais, em que as dimensões relevantes para a tarefa de reconhecimento eram a aparência visual (figuras geométricas e letras em fontes gráficas diferentes) ou a localização espacial de cada estímulo. As dimensões irrelevantes eram, respectivamente, a localização espacial e a aparência visual. Os resultados mostraram que uma mudança na dimensão irrelevante tem um efeito significativo sobre o reconhecimento das sequências, sugerindo que as informações sobre objeto e posição são integradas de forma incidental.

Keywords : memória de curto prazo; memória de trabalho; reconhecimento; associação; atenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )