SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O que a inteligência prediz: diferenças individuais ou diferenças no desenvolvimento acadêmico?Relação do teste de Bender (avaliação Koppitz) com o R-2: teste não verbal de inteligência para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes et al. Validade convergente e comparação de itens entre Edep e CES-D. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 140-152. ISSN 1516-3687.

O presente estudo teve como objetivos encontrar evidência de validade convergente para a escala de depressão (Edep) por meio da correlação desta com a Center for Epidemiological Studies of Depression (CES-D) e avaliar a dificuldade de itens com base na teoria de resposta ao item, em ambos os instrumentos. Participaram do estudo 146 universitários, com idade média de 23 anos (DP = 7,06) e 70% do sexo feminino, que responderam à CES-D e Edep. Os resultados indicaram correlação positiva e de excelente magnitude (r = 0,75; p = 0,001) entre os instrumentos. Ainda, a análise de comparação de itens indicou que, em ambas as escalas, os sintomas mais difíceis de endossar eram específicos da depressão, o que era esperado, já que não se tratava de uma amostra clínica. Outros resultados indicaram semelhanças entre alguns itens endossados e demonstraram que os instrumentos avaliam construtos similares, mas diferentes aspectos da depressão, o que indica que a Edep é um instrumento promissor para avaliação de depressão em amostras clínicas e não clínicas.

Palavras-chave : avaliação psicológica; depressão; testes psicológicos; validade; teoria de resposta ao item.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )