SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relação do teste de Bender (avaliação Koppitz) com o R-2: teste não verbal de inteligência para criançasDeficiências em habilidades sociais na depressão: estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PRETTE, Zilda Aparecida Pereira Del et al. Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 168-182. ISSN 1516-3687.

Relata-se pesquisa de intervenção experimental que avaliou o impacto de atividade educativa na escola cujo propósito era promover tolerância e respeito às diferenças. Participaram 300 crianças, divididas em três grupos: um controle (sem intervenção) e dois experimentais (dramatização de apresentação audiovisual de história infantil), todos tomando como temática a preferência por times de futebol, e experimental de apresentação audiovisual da história. A intervenção foi avaliada, antes e depois, por meio de uma escala de diferencial semântico em que as crianças atribuíam adjetivos positivos e negativos ao próprio time e ao time adversário. Os resultados mostraram que: a avaliação mais favorável ao próprio time se manteve nos dois momentos e a avaliação inicialmente mais desfavorável ao time adversário melhorou significativamente após a intervenção. Discutem-se as implicações dos resultados para a função social da escola na formação socioemocional dos alunos e a importância da avaliação de alternativas pedagógicas, apontando-se também limitações do estudo e encaminhamentos de pesquisa.

Palavras-chave : tolerância; diversidade; torcidas organizadas; ensino fundamental; futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )