SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERNANDES, Conceição Santos; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira  e  SARDINHA, Aline. Deficiências em habilidades sociais na depressão: estudo comparativo. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 183-196. ISSN 1516-3687.

O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre déficits em habilidades sociais e níveis de depressão. Participaram da amostra 46 indivíduos de ambos os sexos. Dos participantes, 23 eram pacientes de psicoterapia (grupo clínico) que preencheram os critérios do DSM-IV-TR para o diagnóstico de depressão e apresentaram escores compatíveis com esse diagnóstico no inventário Beck de depressão (BDI). Os outros 23 indivíduos (grupo de comparação) apresentaram escores no self report questionnaire (SRQ) compatíveis com baixa probabilidade de desenvolver quadro psiquiátrico. Ambos os grupos responderam ainda ao inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette) e ao inventário de empatia (IE). Os terapeutas do grupo clínico forneceram informações sobre seus pacientes por meio de um questionário. A análise estatística mostrou diferenças significativas entre os grupos. Uma análise qualitativa indicou relação entre sintomas depressivos e períodos de estresse interpessoal. Os resultados confirmam estudos anteriores e sugerem que déficits em habilidades sociais podem constituir um fator de vulnerabilidade para a depressão.

Palavras-chave : depressão; assertividade; empatia; habilidades sociais; vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )