SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Evaluación de la lectura y escritura de los sordos por la lengua de signos brasileña de signosInstrumentos para evaluar la imagen corporal en la mujer con cáncer de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Sarah Danielle Baia et al. Brincadeiras de rua em Belém-PA: uma análise de gênero e idade. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 28-42. ISSN 1516-3687.

As brincadeiras infantis constituem momento rico em interações sociais, objeto de interesse tanto para descrição da cultura infantil como da Psicologia do Desenvolvimento. O presente trabalho pretende descrever as brincadeiras de rua em um bairro de periferia da cidade de Belém‑PA, e relacioná‑las com a idade e o gênero dos participantes. Participaram da pesquisa 668 crianças e adolescentes (423 meninos e 245 meninas), moradores ou visitantes da área investigada, que se encontravam brincando no período de coleta. Os instrumentos utilizados foram: folha de registro e questionário sociodemográfico. A técnica escolhida foi a varredura. Foi alta a frequência e a variabilidade das brincadeiras, totalizando 17.877 registros, distribuídos em 176 brincadeiras diferentes. O perfil de brincante mais observado foi de meninos na faixa etária de 10‑13 anos, sendo jogos de regras a categoria mais frequente. No geral, destaca‑se a rua como contexto favorecedor de brincadeiras coletivas.

Palabras clave : brincadeiras; desenvolvimento humano; gênero; crianças; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )