SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Avaliação do ler e do escrever de surdos pela língua brasileira de sinaisInstrumentos para avaliar a imagem corporal de mulheres com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVA, Sarah Danielle Baia et al. Brincadeiras de rua em Belém-PA: uma análise de gênero e idade. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 28-42. ISSN 1516-3687.

As brincadeiras infantis constituem momento rico em interações sociais, objeto de interesse tanto para descrição da cultura infantil como da Psicologia do Desenvolvimento. O presente trabalho pretende descrever as brincadeiras de rua em um bairro de periferia da cidade de Belém‑PA, e relacioná‑las com a idade e o gênero dos participantes. Participaram da pesquisa 668 crianças e adolescentes (423 meninos e 245 meninas), moradores ou visitantes da área investigada, que se encontravam brincando no período de coleta. Os instrumentos utilizados foram: folha de registro e questionário sociodemográfico. A técnica escolhida foi a varredura. Foi alta a frequência e a variabilidade das brincadeiras, totalizando 17.877 registros, distribuídos em 176 brincadeiras diferentes. O perfil de brincante mais observado foi de meninos na faixa etária de 10‑13 anos, sendo jogos de regras a categoria mais frequente. No geral, destaca‑se a rua como contexto favorecedor de brincadeiras coletivas.

Palavras-chave : brincadeiras; desenvolvimento humano; gênero; crianças; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )