SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Brincadeiras de rua em Belém-PA: uma análise de gênero e idadeTranstornos psiquiátricos em pacientes vítimas de queimaduras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

GONCALVES, Carolina de Oliveira et al. Instrumentos para avaliar a imagem corporal de mulheres com câncer de mama. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 43-55. ISSN 1516-3687.

O tratamento do câncer pode afetar negativamente a imagem corporal dos pacientes em vários aspectos: problemas psicossociais, mudanças na aparência e sensoriais. Em mulheres com câncer de mama, a pesquisa em imagem corporal vem demonstrando sua importância, e estão surgindo instrumentos para avaliar esse constructo. O objetivo deste estudo foi fazer um levantamento dos instrumentos existentes para avaliar a imagem corporal de mulheres com câncer de mama e realizar uma análise crítica desses recursos. Foram realizadas pesquisas nas Bases de Dados: Scopus, Web of Science, PsicInfo, Pubmed, Scielo e Bireme. Quatro estudos foram selecionados e a análise dos resultados nos revelou que: nenhum dos instrumentos analisados avalia a dimensão perceptiva da imagem corporal; há uma carência de instrumentos validados no Brasil; alguns instrumentos apresentam métodos estatísticos de validação mais robustos do que outros, mas todos possuem qualidades psicométricas adequadas, se aplicados às populações para a qual foram desenvolvidos.

Palavras-chave : imagem corporal; neoplasias da mama; questionários; estudos de validação; literatura de revisão como assunto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )