SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Instrumentos para avaliar a imagem corporal de mulheres com câncer de mamaRepercussões psíquicas do adoecer: um relato de atendimentos na nefrologia hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MEDEIROS, Letícia Galery; ALMEIDA, Rosa Maria Martins de; RIGOLI, Marcelo Montagner  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Transtornos psiquiátricos em pacientes vítimas de queimaduras. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 56-65. ISSN 1516-3687.

O presente trabalho investigou a prevalência de transtornos mentais em 24 adultos vítimas de queimaduras graves, que responderam a uma entrevista clínica diagnóstica estruturada. As entrevistas foram realizadas no ambulatório de queimados de um hospital de pronto socorro. Os resultados demonstraram que a maioria dos pacientes (58,3%) apresentava algum transtorno mental. Quanto à prevalência ao longo da vida, os transtornos de humor são os mais frequentes (n = 7), seguido dos transtornos por uso de substâncias (n = 3). Quanto à prevalência atual, os transtornos de ansiedade são os mais frequentes (n = 12), seguidos de transtornos por uso de substâncias (n = 8) e transtornos de humor (n = 4). Verificou‑se correlação significativa entre transtornos de humor e transtornos de ansiedade (p = 0,029). Os resultados indicam a presença de sofrimento mental entre indivíduos vítimas de queimaduras graves, sugerindo a necessidade de intervenções específicas.

Palavras-chave : transtornos de estresse pós‑traumáticos; queimaduras; ansiedade; depressão; prevalência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )