SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Trastornos psiquiátricos en pacientes víctimas de quemadurasConcepciones de psicólogos acerca del proceso de enfermedad de hombres con cáncer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

CHERER, Evandro de Quadros; QUINTANA, Alberto Manuel  y  LEITE, Carina Teixeira. Repercussões psíquicas do adoecer: um relato de atendimentos na nefrologia hospitalar. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 66-73. ISSN 1516-3687.

Diante do adoecer o enfermo pode ser acometido por sentimentos conflitantes, podendo a doença ser vinculada ao sentimento de culpa, a benefícios secundários e inclusive ser referida por meio do humor. Portanto, este artigo objetiva relatar a experiência do serviço de psicologia prestado aos pacientes de uma unidade de nefrologia em um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. Trata‑se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os pacientes foram atendidos pelo acadêmico do serviço de psicologia por meio da psicoterapia de apoio breve. A partir da fala desses pacientes, percebeu‑se a busca por satisfação, sendo isso perceptível pelo caráter de punição, de humor e ainda pelos benefícios secundários atrelados ao adoecer. Sendo assim, por meio do serviço de psicologia, constatou‑se que a doença renal promove uma série de conflitos no sujeito, legitimando‑se, com isso, a necessidade de um espaço terapêutico, onde possa ocorrer o apaziguamento do sofrimento.

Palabras clave : insuficiência renal; nefrologia; psicologia; psicoterapia breve; serviços hospitalares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )