SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Concepções de psicólogos sobre o adoecimento de homens com câncerEstudo técnico sobre afastamento do agressor do lar no abuso sexual: autor, família e vítima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ARPINI, Dorian Mônica; SIQUEIRA, Aline Cardoso  e  SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Trauma psíquico e abuso sexual: o olhar de meninas em situação de vulnerabilidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 88-101. ISSN 1516-3687.

Este artigo aborda a noção do trauma psíquico em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, a partir do olhar de meninas em situação de vulnerabilidade. Trata‑se de uma pesquisa qualitativa, realizada com adolescentes, na qual se procurou, por meio da realização de grupos focais, compreender a perspectiva do abuso sexual e seus efeitos em crianças e adolescentes. Os resultados apontam que o abuso sexual é entendido como um evento traumático, descrito como uma situação que, por ter violado os direitos e desejos, deixa marcas profundas. Entre seus efeitos, as meninas descrevem comportamentos que denotam a situação traumática, como isolamento, retraimento, medos, sendo estes descritos como marcas posteriores à situação abusiva. Nas considerações finais, destaca‑se a importância do enfrentamento das situações de violência, estimulando e fortalecendo a rede de atendimento, uma vez que somente este permitiria a elaboração da situação traumática, ocasionada pela distorção relacional que a situação abusiva organizou.

Palavras-chave : abuso sexual; trauma psíquico; crianças; adolescentes; vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )