SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Estudo técnico sobre afastamento do agressor do lar no abuso sexual: autor, família e vítimaFormação profissional e conceitos de moral e ética em estudantes de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LOBO, Beatriz de Oliveira Meneguelo et al. Terapia cognitivo‑comportamental em grupo para idosos com sintomas de ansiedade e depressão: resultados preliminares. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 116-125. ISSN 1516-3687.

Sintomas de depressão e ansiedade são comumente observados em pacientes idosos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar, de forma exploratória, os efeitos da psicoterapia cognitivo‑comportamental (TCC) em um grupo de pacientes idosos (n = 6) entre 64 e 73 anos, que buscaram atendimento psicológico em um serviço de saúde mental. Foram avaliados sintomas de ansiedade, depressão e queixas de memória, antes e após a intervenção. Os resultados evidenciaram importante redução da sintomatologia avaliada, após sete sessões de psicoterapia, bem como correlações gerais após o tratamento entre ansiedade, depressão e queixas de memória. Apesar do reduzido tamanho amostral, os resultados sugerem que uma intervenção breve, na forma de TCC em grupo, pode ser uma alternativa terapêutica viável para essa população.

Palavras-chave : terapia cognitivo‑comportamental; psicoterapia de grupo; idosos; depressão; ansiedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )