SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Terapia cognitivo‑comportamental em grupo para idosos com sintomas de ansiedade e depressão: resultados preliminaresTestes informatizados como auxílio na seleção em recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BATAGLIA, Patricia Unger Raphael  e  BORTOLANZA, Marcia Regina. Formação profissional e conceitos de moral e ética em estudantes de psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 126-140. ISSN 1516-3687.

Este artigo trata da influência do ambiente acadêmico nos conceitos de moral e ética em alunos de psicologia. Esse ambiente deve proporcionar oportunidades para que o aluno perceba que sua atuação profissional demanda reflexão. Com o objetivo de verificar se os conceitos de moral e ética, na atuação do psicólogo, variam e como os alunos concebem as oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida ao longo do curso, foram convidados estudantes de primeiro e último anos de psicologia a responder a dois questionários: um de avaliação do ambiente acadêmico e outro sobre conceitos de moral e ética. Os instrumentos foram analisados separadamente e de modo cruzado. Alguns resultados foram: os alunos não percebem muitas oportunidades de assunção de responsabilidade e reflexão dirigida, durante a formação, e os conceitos de moral e ética apresentados pelos alunos são, indistintamente, ligados a regras e ao código de ética.

Palavras-chave : moral; ética; formação em psicologia; acadêmicos; universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )