SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Testes informatizados como auxílio na seleção em recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

BARBOSA, Altemir José Gonçalves; ALMEIDA, Lara Carolina de  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Leitor talentoso: produção científica em Educação e Psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 152-163. ISSN 1516-3687.

Um desempenho notável em leitura é um talento de per se e representa, também, uma chave para o desenvolvimento de outros talentos, especialmente o acadêmico. Contudo, pouco tem sido produzido sobre o leitor talentoso, especialmente no Brasil. Com o objetivo de analisar a produção científica de artigos sobre o leitor talentoso, que foram indexados por bases de dados das áreas de Educação e Psicologia, recuperam‑se publicações catalogadas pela ERIC e PsycINFO. Recuperam‑se 30 artigos. Constatou‑se que a produção científica sobre leitores talentosos é diminuta, distribui‑se de forma rarefeita ao longo do tempo, é publicada tanto de forma individual quanto coletiva - na forma de revisão de literatura ou ensaio teórico -, encontra‑se pulverizada entre vários autores e periódicos e tende a ter como tema principal o atendimento das necessidades educacionais dos leitores talentosos. Os resultados evidenciam a necessidade de produzir mais e melhores pesquisas que tenham como tema o talento para leitura.

Palavras-chave : talento; habilidades de leitura; produção científica; Educação; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )