SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Representações sociais dos catadores de um aterro sanitário: o convívio com o lixo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RIBEIRO, Karla Carolina Silveira; MEDEIROS, Carolina Silva de; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  e  CAROLINO, Zulmira Carla Gonçalves. Representações sociais e sofrimento psíquico de adolescentes com sintomatologia depressiva. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 18-33. ISSN 1516-3687.

Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão de adolescentes do ensino médio, numa escola de João Pessoa, na Paraíba. Participaram deste estudo 11 sujeitos com idades entre 14 e 17 anos com sintomatologia depressiva, selecionados de um grupo de 296 adolescentes. Os instrumentos usados na pesquisa foram: o inventário da depressão infantil (children's depression inventory - CDI) e a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a depressão está associada a sentimentos de tristeza, como desânimo e ideias suicidas, e a pessoas que não possuem iniciativas e não fazem planos para o futuro. Esses sentimentos podem estar associados a comportamentos de isolamento, à agressividade e à dificuldade de se relacionar com amigos e pares amorosos. Essas associações são resultados das vivências dos adolescentes e também das informações e representações vinculadas ao seu grupo de pertença, apontando para a necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino.

Palavras-chave : depressão; adolescência; representação social; ideia suicida; estudos transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )