SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Representações sociais e sofrimento psíquico de adolescentes com sintomatologia depressivaBrincadeiras em uma comunidade ribeirinha amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PEREIRA, Eliane Ramos et al. Representações sociais dos catadores de um aterro sanitário: o convívio com o lixo. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 34-47. ISSN 1516-3687.

Os catadores de lixo constituem trabalhadores informais em amplo crescimento que sobrevivem da catação em aterros ou lixões, o que implica um modo peculiar de vida com repercussões sociais, psíquicas e na saúde. O estudo objetivou descrever as representações sociais dos catadores acerca do trabalho cotidiano com lixo e o convívio social como catadores. Trata-se de estudo qualitativo baseado na teoria das representações sociais, no qual se utilizou a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados 12 catadores de aterro sanitário em Niterói, no Rio de Janeiro. As representações dos catadores configuram-se em duas matrizes simbólicas, as quais mostram a vinculação do lixo à imagem do catador, que vivencia estigma, desamparo e sentimento de vergonha diante do preconceito da sociedade, e exclusão social; além disso, essas matrizes mostram a dualidade exclusão/inclusão e os dilemas entre necessidade de sustento e enfrentamento dos riscos, sem perspectivas de futuro melhor. Conclui-se que os catadores refletem os impactos psicossociais que sofrem por trabalhar no lixo e, por isso, necessitam de ações profissionais e governamentais inclusivas.

Palavras-chave : catadores; lixo/aspectos psicossociais; estigma; preconceito; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )