SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Play in an Amazonian riverine communityRemarried families: changes, challenges and potentialities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SIQUEIRA, Aline Cardoso; ALVES, Cássia Ferrazza  and  LEAO, Flavia Elso. A violação dos direitos da criança e do adolescente na perspectiva de professores. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 62-71. ISSN 1516-3687.

Este estudo objetivou compreender a visão dos professores quanto à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como base teórico-epistemológica a relação entre a garantia dos direitos humanos e a bioética. Participaram vinte educadores da rede pública de Santa Maria (RS). Utilizaram-se uma entrevista e um questionário biossociodemográfico e laboral. Entre os resultados, destaca-se que grande parte dos educadores já deparou com a violação dos direitos de crianças e adolescentes. A violência física foi a mais identificada, e as formas de enfrentamento mencionadas foram acionar o Conselho Tutelar e chamar os responsáveis pelo aluno. Constatou-se um impasse ante a notificação, configurando um dilema bioético. A maioria dos professores apresentou-se engajada no problema, contudo sentiu-se despreparada e insegura para agir em situações de violação vivenciadas na escola. Programas de capacitação sobre violação dos direitos da criança e do adolescente são discutidos.

Keywords : professores; direitos humanos; bioética; violência doméstica; violação dos direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )