SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A violação dos direitos da criança e do adolescente na perspectiva de professoresEvidências de validade convergente do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

COSTA, Juliana Monteiro  e  DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Famílias recasadas: mudanças, desafios e potencialidades. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 72-87. ISSN 1516-3687.

O objetivo desta pesquisa foi investigar a experiência de pessoas que tinham, no mínimo, dois anos de recasamento. Participaram cinco mulheres e três homens, residentes na cidade do Recife e com filhos do casamento anterior, quer fossem biológicos ou adotivos. Foi utilizada uma entrevista semidirigida, a partir de um roteiro estabelecido. Analisaram-se seis temas de acordo com a técnica de análise de conteúdo temática: motivação para o recasamento, tempo decorrido entre as uniões, adaptação dos filhos à nova família, administração da família, sentimentos experimentados e expectativas para o futuro. Pode-se concluir que os quatro primeiros anos de convivência são bastante delicados, exigindo do casal e dos seus filhos maior flexibilidade e paciência para alcançar uma integração familiar. Embora os membros dessa nova configuração apontem dificuldade quanto ao exercício de seus papéis, as famílias recasadas apresentaram grandes potencialidades como unidades promotoras de saúde e satisfação para seus integrantes.

Palavras-chave : casamento; interação pais-filhos; família reconstituída; composição familiar; relacionamento familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )