SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Evidências de validade convergente do Millon Clinical Multiaxial Inventory-IIIA parceria universidade-instituição de saúde e sua importância na formação do aluno de graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTOS, Paola Lucena; BOFF, Raquel Melo  e  KONFLANZ, Silvano Sperb. Relevância da avaliação obrigatória de traços de personalidade em motoristas. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 101-110. ISSN 1516-3687.

No Brasil, a avaliação de traços de personalidade em condutores é obrigatória. No entanto, as pesquisas na área não apresentam resultados conclusivos de que determinadas características de personalidade estariam associadas com maiores ocorrências de infrações de trânsito e acidentes. Assim, o presente estudo objetiva revisar estudos empíricos internacionais que tenham avaliado a possível ligação entre envolvimento em infrações ou acidentes de trânsito e características de personalidade em motoristas, a fim de verificar se a instituição de tal obrigatoriedade possui embasamento científico. Trata-se de artigo de revisão de literatura breve, não sistemática. Foi realizada busca de artigos na base de dados eletrônica Scopus, com os descritores (personality) AND (traffic accidents OR automobile driving OR traffic violations), retirados do MeSH. Foi possível concluir que existe base empírica por detrás da necessidade de avaliação dos traços de personalidade, que podem ser considerados fatores preditivos distais dos índices de acidentes e infrações.

Palavras-chave : personalidade; avaliação psicológica; habilitação; motoristas; trânsito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )