SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Relevância da avaliação obrigatória de traços de personalidade em motoristasComportamento alimentar inadequado e insatisfação corporal em jovens nadadores em função de variáveis sociodemográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LOPES, Sandra Ribeiro de Almeida  e  LIMA, Júlia Miranda Ferreira. A parceria universidade-instituição de saúde e sua importância na formação do aluno de graduação em psicologia. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 111-122. ISSN 1516-3687.

O presente estudo pretende investigar as contribuições que a parceria universidade- serviço de saúde proporciona aos alunos em formação, em particular nos hospitais. Para isso, foi realizado um levantamento das informações por meio de entrevistas semidirigidas com dez coordenadores de estágio de dez diferentes hospitais e 20 alunos do último ano do curso de Psicologia. Os resultados da pesquisa revelam que a parceria firmada é altamente valorizada e motivada pela perspectiva de que a associação beneficia e favorece ambas as partes, o que pode ser constatado pela ressonância de aspectos predominantemente positivos no discurso dos entrevistados. Entretanto, os aspectos negativos da parceria foram relativizados, denotando certa resistência diante de questionamentos e eventuais mudanças, o que não favorece um espaço de reflexão capaz de impulsionar avanços importantes no estabelecimento de novas práticas em saúde, no sentido de atender de maneira satisfatória às reais necessidades e demandas da população.

Palavras-chave : psicologia da saúde; parceria; universidade; serviços de saúde; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )