SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A parceria universidade-instituição de saúde e sua importância na formação do aluno de graduação em psicologiaEstágios de mudança: correlação entre duas formas de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FORTES, Leonardo de Sousa; PAES, Santiago Tavares; AMARAL, Ana Carolina Soares  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Comportamento alimentar inadequado e insatisfação corporal em jovens nadadores em função de variáveis sociodemográficas. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 123-133. ISSN 1516-3687.

O objetivo do presente estudo foi comparar a insatisfação com a imagem corporal e o comportamento alimentar em jovens atletas, segundo diferentes níveis econômicos e competitivos. Participaram 64 atletas, sendo 22 do sexo feminino e 42 do masculino. Utilizaram-se o Body Shape Questionnaire (BSQ) e o Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar insatisfação com a imagem corporal e comportamento alimentar, respectivamente. A classificação econômica foi obtida mediante aplicação do "Critério de Classificação Econômica Brasil". Foi feita uma análise qualitativa para avaliar dados demográficos como idade, sexo e nível competitivo. Utilizou-se o teste Kruskall Wallis seguido do post hoc de Bonferroni. Não se identificaram diferenças de insatisfação, nem de comportamento alimentar entre os níveis econômicos e competitivos. Os resultados do presente estudo permitem concluir que tanto a insatisfação com a imagem corporal quanto o comportamento alimentar foram semelhantes segundo níveis econômicos e competitivos em nadadores.

Palavras-chave : imagem corporal; comportamento alimentar; transtornos alimentares; natação; atletas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )