SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Comportamento alimentar inadequado e insatisfação corporal em jovens nadadores em função de variáveis sociodemográficasA saúde como processo subjetivo: uma reflexão necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SANTOS, Adriana Carvalho dos; ENEAS, Maria Leonor Espinosa  e  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Estágios de mudança: correlação entre duas formas de avaliação. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 134-139. ISSN 1516-3687.

O conceito de estágios de mudança ajuda a identificar o grau de consciência que o indivíduo apresenta sobre seu problema e o quanto se empenha para enfrentá-lo. São seis estágios: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e término. Este estudo teve como objetivo aferir a correlação entre duas formas de avaliá-los: escala de estágios de mudança (EEM) - instrumento de autorrelato - e entrevista clínica. Hipotetizou-se que um alto grau de associação entre ambas sugeriria que medem o mesmo constructo. A EEM foi aplicada antes da triagem de 30 indivíduos adultos, que autorizaram a gravação em áudio das sessões realizadas em clínica-escola de psicologia. As entrevistas transcritas foram avaliadas por dois juízes que obtiveram acordo de 0,80. Os resultados apontaram correlação estatisticamente significante, mas moderada, entre ambos os instrumentos (rs = 0,40, p < 0,05). Os dados iniciais sugerem que o manejo das entrevistas pode interferir na identificação dos estágios de mudança pela entrevista clínica.

Palavras-chave : motivação; mudança terapêutica; escalas; estudo de validação; clínica- escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )