SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Estágios de mudança: correlação entre duas formas de avaliaçãoA importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MORI, Valéria Deusdará  e  REY, Fernando González. A saúde como processo subjetivo: uma reflexão necessária. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 140-152. ISSN 1516-3687.

Neste artigo, versamos sobre os desdobramentos subjetivos dos processos de saúde e doença com base na teoria da subjetividade desenvolvida por González Rey fundamentada no enfoque histórico cultural. Propomos uma reflexão sobre esse processo plurideterminado e subjetivamente organizado na experiência da pessoa como sujeito que constitui as subjetividades social e individual e é constituída por elas. Analisamos a importância da categoria sujeito para o reconhecimento da pessoa como ativa em relação às suas opções referentes à saúde, assim como a categoria sentido subjetivo que evidencia a singularidade dos processos subjetivos. Neste trabalho, faz-se uma reflexão crítica sobre a normalização da saúde e o tipo de prática a que aspiramos como profissionais de saúde.

Palavras-chave : saúde; subjetividade; social; sujeito; sentido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )