SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Health as subjective process: a necessary reflectionOne contribution from the resilience to the psychonalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

BARLETTA, Janaína Bianca; FONSECA, Ana Lucia Barreto da  and  DELABRIDA, Zenith Nara Costa. A importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental. Psicol. teor. prat. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 153-167. ISSN 1516-3687.

Uma das dificuldades encontradas no desenvolvimento da psicologia é a garantia de competência de formação de seus pares. Nesse sentido, o objetivo geral deste artigo teórico é discutir a importância da supervisão clínica como instrumento essencial para o desenvolvimento de competências terapêuticas em terapia cognitivo- -comportamental (TCC) em graduandos de psicologia. A partir de uma breve contextualização sobre o tema, o texto enfatiza as três dimensões de competência no manejo clínico em TCC: conhecimento, habilidade técnica e habilidade de inter-relação. Em seguida, o foco recai sobre a supervisão clínica e suas atividades necessárias para o desenvolvimento de competências em TCC. Em decorrência de suas especificidades, o formato da supervisão, as atividades formativas, a discussão de caso e a relação supervisor- supervisionando foram elencados como fatores essenciais. Por último, aponta-se também como importante a avaliação da aprendizagem e da própria prática educativa.

Keywords : supervisão de terapia; ensino; aprendizagem; competência profissional; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )