SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Grupo de apoio para acompanhantes de crianças internadas em uma unidade pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SIMAS, Flavia Baroni; SOUZA, Laura Vilela e  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Significados da gravidez e da maternidade: discursos de primíparas e multíparas. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 19-34. ISSN 1516-3687.

O objetivo foi compreender os sentidos sobre maternidade e as vivências da gravidez em gestantes primíparas e multíparas. Foram entrevistadas seis gestantes, sendo três primíparas e três multíparas. Nas falas, foram trazidos temas como dificuldades físicas, alterações corporais, repercussão da gravidez no relacionamento conjugal, planejamento da gravidez e envolvimento paterno. Observou-se, nas primíparas, que a inexperiência trouxe insegurança, ao passo que, em algumas multíparas, houve espaço para a ambivalência pelo fato de a gravidez não ter sido planejada. Nas multíparas, houve maior preocupação em termos do impacto da gravidez na estrutura familiar. Em relação às fontes de apoio, destacou-se a participação ativa do companheiro, pai do bebê, mostrando a sua importância para o bem-estar psicológico da mulher. A categoria trimestre gestacional não se mostrou adequada para a investigação dos aspectos emocionais das gestantes, haja vista que diversos sentimentos tornaram-se mais destacados em diferentes momentos, independentemente do trimestre de gestação.

Palavras-chave : gravidez; maternidade; papel dos pais; atitudes dos pais; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )