SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Significados da gravidez e da maternidade: discursos de primíparas e multíparasO processo de revelação do abuso sexual na percepção de mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

PISKE, Fernanda; AZEVEDO, Larissa Antonella; MARCON, Claudete  e  OLIVEIRA, Lecila Duarte Barbosa. Grupo de apoio para acompanhantes de crianças internadas em uma unidade pediátrica. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 35-49. ISSN 1516-3687.

Este artigo relata um trabalho de intervenção psicológica em grupo, cujo objetivo é proporcionar uma reflexão acerca da reação das famílias diante do adoecimento, entender como lidam com a angústia e o medo, e identificar fatores terapêuticos em grupos de apoio. O estudo teve caráter qualitativo e natureza exploratória, e os fatores terapêuticos foram identificados e analisados com base no relato dos sujeitos. Os grupos eram constituídos pelos acompanhantes das crianças internadas. As reuniões ocorreram durante sete meses, durando aproximadamente 70 minutos. No total, 78 pessoas participaram dos grupos elaborados e coordenados pelas estagiárias de psicologia. Verificou-se que os grupos proporcionaram um enfrentamento das dificuldades, fortaleceram a identidade do acompanhante como cuidador, mostraram-se efetivos em solucionar problemas relacionados à hospitalização, constituindo assim uma possibilidade de atuação do psicólogo no contexto hospitalar e representando um recurso terapêutico importante na diminuição do sofrimento das famílias e das crianças hospitalizadas.

Palavras-chave : processos grupais; grupos de apoio; criança hospitalizada; acompanhantes de pacientes; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )