SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Support group for caregivers of children admitted to a pediatric unitHealth psychologists' perceptions about their knowledge, skills and attitudes regarding death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SANTOS, Samara Silva dos  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. O processo de revelação do abuso sexual na percepção de mães. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 50-64. ISSN 1516-3687.

Este estudo investigou o processo de revelação do abuso sexual na percepção de mães das vítimas. Participaram 27 mães de crianças e adolescentes do sexo feminino vítimas de abuso sexual intra ou extrafamiliar, com idade entre 20 e 48 anos, que estavam recebendo atendimento psicológico em serviços da rede de proteção. Foram realizadas entrevistas individuais, e as análises dos dados indicaram que a revelação do abuso ocorreu como um processo que envolveu três momentos: antecedentes da revelação, revelação propriamente dita e repercussões da revelação no contexto familiar. Nesse processo, estão envolvidas características da vítima, da família e do contexto em que estão inseridas. Discute-se a importância da rede de apoio familiar e também de serviços e profissionais qualificados para o enfrentamento dessa situação.

Keywords : abuso sexual; violência sexual; crianças; revelação; mães.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )