SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The mediator's role in enhancing comunitary participation in health promotion actionsGroup cohesion in volleyball context of the state of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

MOITINHO, Lilian Santos Lopes  and  CASTRO-SILVA, Carlos Roberto de. Aspectos psicossociais de uma intervenção comunitária na periferia de São Paulo. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 92-104. ISSN 1516-3687.

A exclusão social dos direitos básicos de grande contingente de pessoas, suscitado pelo aumento da desigualdade social, solicita estratégias que contribuam para a formação de sujeitos ativos em suas comunidades. A partir de uma intervenção de estagiários do 5º ano do curso de Psicologia, por meio da disciplina de Psicologia Comunitária, em uma organização não governamental, situada na periferia de São Paulo, foram realizadas atividades de grupo com pais/cuidadores com o objetivo de promover a troca de experiências entre os participantes do grupo e orientá-los sobre questões relacionadas à educação dos filhos e/ou netos. Por meio de uma metodologia participativa, foram articuladas informações institucionais/comunitárias com os históricos de vida dos pais/cuidadores, resultando numa intervenção que valorizou as experiências subjetivas como instrumento de ressignificação do papel desses pais/cuidadores e do fortalecimento da potência de ação destes como cidadãos, inclusive revelando o potencial como parceiros da instituição, buscando soluções coletivamente.

Keywords : Psicologia Comunitária; psicossocial; exclusão social; intervenção; politização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )