SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Aspectos psicossociais de uma intervenção comunitária na periferia de São PauloEstigma internalizado e autoestima: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; BALBIM, Guilherme Moraes  e  VIEIRA, Lenamar Fiorese. Coesão de grupo em equipes adultas de voleibol do estado do Paraná. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 105-115. ISSN 1516-3687.

Este estudo descritivo correlacional objetivou analisar a percepção de coesão de grupo de equipes adultas de voleibol do Estado do Paraná. Participaram 155 atletas do gênero masculino e feminino. Como instrumento, utilizou-se o Questionário de Ambiente de Grupo (Group Environment Questionnaire-GEQ). Para a análise dos dados, aplicaram-se o teste Kolmogorov-Smirnov, o alfa de Cronbach, a correlação de Spearman, o Mann-Whitney e a regressão múltipla (p < 0,05). Os resultados demonstraram que as equipes apresentaram bons níveis de coesão de grupo para a tarefa e o social, destacando-se que os maiores níveis de coesão foram observados nas dimensões de atração individual para o grupo-tarefa e social. Notou-se que, quanto mais os atletas se sentem atraídos individualmente para cumprir as tarefas do grupo e se sentem aceitos e envolvidos com a equipe, maior é a união para atingir objetivos. Concluiu-se que as relações interpessoais são fundamentais para o alcance das metas das equipes.

Palavras-chave : coesão grupal; esporte; alto rendimento; atletas; voleibol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )