SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Group cohesion in volleyball context of the state of ParanáTherapeutic play as technique supporting to physiotherapeutic treatment in children with respiratory disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

FELICISSIMO, Flaviane Bevilaqua et al. Estigma internalizado e autoestima: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 116-129. ISSN 1516-3687.

Estudos têm sugerido que uma das principais consequências do estigma internalizado é a diminuição da autoestima. Diante disso, este estudo objetivou analisar a produção científica acerca da relação entre estigma internalizado e autoestima. As buscas foram realizadas nas bases de dados Psycinfo, Scielo e Lilacs, em que se utilizaram os descritores self-stigma e internalized stigma cruzados com o termo self-esteem. A amostra foi composta por 19 estudos que preencheram os critérios de inclusão. Os resultados apontaram uma carência de publicações a respeito do tema e uma predominância de estudos utilizando amostras de indivíduos com transtorno mental. Ainda, a maioria dos estudos encontrou uma relação negativa entre estigma internalizado e autoestima, apesar de não ser possível identificar uma relação de causalidade entre as variáveis. Conclui-se que a autoestima é uma importante variável a ser trabalhada na diminuição do estigma internalizado. Ressalta-se também a necessidade de explorar amostras diversificadas para expandir a compreensão sobre o tema.

Keywords : estigmatização; estigma social; autoestima; revisão sistemática; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )