SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estigma internalizado e autoestima: uma revisão sistemática da literaturaA influência do suporte parental no desenvolvimento atlético de jogadoras de futsal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SCHENKEL, Isabel de Castro et al. Brinquedo terapêutico como coadjuvante ao tratamento fisioterapêutico de crianças com afecções respiratórias. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 130-144. ISSN 1516-3687.

O atendimento em pediatria tem características particulares daquele realizado em outras faixas etárias. Esta revisão integrativa tem como objetivo apresentar publicações e fazer uma análise crítica acerca do uso de brinquedos terapêuticos durante sessões de fisioterapia em pneumopediatria, recursos inseridos no atendimento como estratégia para motivar e ensinar as crianças. Pesquisaram-se as bases PubMed, Medline, SciELO, Lilacs e Science Direct, a partir dos descritores: terapia respiratória, pediatria e jogos e brinquedos. De um total de 73, foram selecionados 36 trabalhos na íntegra, publicados entre 1969-2009. Literatura específica sobre o tema, na área da fisioterapia respiratória pediátrica, é ainda escassa. A maioria do material elencado é referente ao uso do brinquedo como símbolo cultural, social, pedagógico e até filosófico. Esses estudos não discutem ou evidenciam os princípios fisiopatológicos que fundamentam seu uso durante as sessões de fisioterapia, apesar do notório reconhecimento quanto à sua importância como recurso fisioterapêutico coadjuvante.

Palavras-chave : fisioterapia; fisioterapia respiratória; pediatria; brinquedo terapêutico; jogos e brinquedos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )