SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Brinquedo terapêutico como coadjuvante ao tratamento fisioterapêutico de crianças com afecções respiratóriasAvaliação psicológica no exercício físico: proposta de entrevistas para praticantes e instrutores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

VISSOCI, João Ricardo Nickenig; FIORDELIZE, Suellen de Souza; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de  e  NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do. A influência do suporte parental no desenvolvimento atlético de jogadoras de futsal. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 145-156. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi investigar a influência do suporte parental no envolvimento de atletas com o futsal feminino. Participaram da pesquisa dez atletas de futsal de Londrina-PR. Os instrumentos de medida foram a escala Embu e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a percepção de relacionamentos familiares positivos, de apoio e envolvimento dos pais, afetivo e financeiro. Outros fatores foram destacados: poucos pais com restrições sobre o esporte; influência familiar, social e cultural para a iniciação; prazer e dedicação com a prática que está evoluindo no cenário nacional. Concluiu-se que as atletas perceberam um suporte parental com ênfase na autonomia, envolvimento dos pais com a prática e apoio estrutural que facilitaram a iniciação e continuidade no contexto esportivo.

Palavras-chave : relações pais-filho; esportes; futebol; atletas; autonomia pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )