SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A influência do suporte parental no desenvolvimento atlético de jogadoras de futsalDesenvolvimento de uma medida de risco: escala de propensão ao risco específico (Epre) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

RUI GOMES, A.. Avaliação psicológica no exercício físico: proposta de entrevistas para praticantes e instrutores. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 157-174. ISSN 1516-3687.

Praticar exercício físico está associado a vantagens ao nível psicológico, físico e social. No entanto, a prática desportiva na população é ainda reduzida e, adicionalmente, os níveis de abandono são muito significativos (Dishman, 1994; "Global strategy on diet, physical activity and health", 2004). Assim, torna-se importante compreender os fatores que estarão na origem destes problemas. Este trabalho propõe dois guiões de entrevista dirigidos a praticantes e instrutores de exercício, procurando facilitar uma análise mais aprofundada deste tema. Os domínios avaliados foram: 1. motivação, barreiras e benefícios (ambos os guiões); 2. atitudes, normas subjetivas, perceção de controle e intenção, experiência emocional, local de prática (guião para os praticantes); 3. fatores influenciadores do exercício, treino dos fatores psicológicos, condições de trabalho (guião para os instrutores). Os domínios avaliados permitem uma análise abrangente dos fatores psicológicos envolvidos na prática de exercício, sendo também possível efetuar um confronto dos dados obtidos com modelos conceptuais existentes na literatura sobre este tema.

Palavras-chave : exercício; prática profissional; entrevista psicológica; avaliação; estilo de vida sedentário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )