SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Avaliação psicológica no exercício físico: proposta de entrevistas para praticantes e instrutoresPsicologia escolar: relato de uma experiência no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

HOWAT-RODRIGUES, Anna Beatriz Carnielli; ANDRADE, Alexsandro Luiz De  e  TOKUMARU, Rosana Suemi. Desenvolvimento de uma medida de risco: escala de propensão ao risco específico (Epre). Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 175-193. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve o objetivo de construir e validar uma medida psicológica denominada de escala de propensão ao risco específico (Epre) para a população brasileira. Participaram do estudo 394 pessoas, sendo 158 adultos em conflito com a lei (nhomens = 149; nmulheres = 9) que já haviam passado pela prisão (médiaidade = 34,23 anos; dp = 10,17), 122 estudantes universitários (nhomens = 108; nmulheres = 14; m = 19,26; dp = 2,06) e 114 mulheres com idade superior a 40 anos e escolaridade a partir de ensino médio (m = 51,19; dp = 8,64). Os resultados de validação da medida apresentaram como produto um instrumento com estrutura de quatro dimensões (saúde/segurança, abuso de substâncias, investimento financeiro e risco nas relações sociais) com índices de confiabilidade satisfatórios para fins de pesquisa. Concluímos que a estrutura fatorial de propensão ao risco sugerida para o contexto brasileiro apresenta material relevante para diferenciações culturais e contextuais sobre o risco no país, entretanto há maior necessidade de consolidação do estudo desse construto em razão de sua complexidade conceitual.

Palavras-chave : propensão ao risco; medida psicológica; domínio específico; psicometria; abordagem multidimensional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )