SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Las relaciones amorosas en la contemporaneidad bajo la óptica de los adultos jóvenes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

MENEZES, Camila do Carmo; GON, Márcia Cristina Caserta  y  ZAZULA, Robson. Análise funcional de eventos antecedentes ao comportamento de desobediência de crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 19-32. ISSN 1516-3687.

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele que se manifesta na infância. A desobediência é uma queixa comum entre os pais dessas crianças. Pesquisas apontam que inúmeros eventos antecedentes podem influenciar a desobediência. O presente estudo objetivou avaliar o efeito da manipulação da atenção parental e da dificuldade da tarefa, como eventos antecedentes, no comportamento de desobediência de cinco crianças com dermatite atópica. O delineamento experimental utilizado foi o de multielementos. Os resultados demonstram que a manipulação de tais variáveis alterou as respostas de desobediência para três das cinco crianças. Sugere-se a necessidade de inclusão dessas variáveis na avaliação, prevenção e intervenção de crianças atópicas cujos pais se queixam de desobediência.

Palabras clave : dermatite atópica; problemas de comportamento; desobediência; análise funcional; análise comportamental aplicada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )