SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Os relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a óptica dos adultos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MENEZES, Camila do Carmo; GON, Márcia Cristina Caserta  e  ZAZULA, Robson. Análise funcional de eventos antecedentes ao comportamento de desobediência de crianças. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 19-32. ISSN 1516-3687.

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele que se manifesta na infância. A desobediência é uma queixa comum entre os pais dessas crianças. Pesquisas apontam que inúmeros eventos antecedentes podem influenciar a desobediência. O presente estudo objetivou avaliar o efeito da manipulação da atenção parental e da dificuldade da tarefa, como eventos antecedentes, no comportamento de desobediência de cinco crianças com dermatite atópica. O delineamento experimental utilizado foi o de multielementos. Os resultados demonstram que a manipulação de tais variáveis alterou as respostas de desobediência para três das cinco crianças. Sugere-se a necessidade de inclusão dessas variáveis na avaliação, prevenção e intervenção de crianças atópicas cujos pais se queixam de desobediência.

Palavras-chave : dermatite atópica; problemas de comportamento; desobediência; análise funcional; análise comportamental aplicada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )