SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Análise funcional de eventos antecedentes ao comportamento de desobediência de criançasRepercussões da depressão infantil e materna no brincar de crianças: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SMEHA, Luciane Najar  e  OLIVEIRA, Micheli Viera de. Os relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a óptica dos adultos jovens. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 33-45. ISSN 1516-3687.

Este estudo buscou conhecer a percepção dos jovens adultos sobre os relacionamentos amorosos na contemporaneidade. Para a realização desta pesquisa, foi feita uma entrevista semiestruturada com oito jovens de ambos os sexos, com idades entre 18 e 23 anos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, os jovens apontam que os relacionamentos atuais baseiam-se na individualidade, liberdade, descartabilidade, busca do romantismo, igualdade de gêneros e superficialidade. Eles procuram em uma relação: confiança, respeito, beleza e alguém com um bom futuro profissional. Os jovens também acreditam que o medo da responsabilidade e do constante investimento em uma relação poderá dificultar o relacionamento. Assim, o futuro das relações seria baseado em maior individualismo entre parceiros e casais morando em casas separadas. Por meio desta pesquisa, constatou-se que as relações da atualidade são baseadas na liberdade e na individualidade, acontecendo quando há o investimento de ambas as partes.

Palavras-chave : relacionamentos amorosos; contemporaneidade; adultos jovens; amor; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )