SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Os relacionamentos amorosos na contemporaneidade sob a óptica dos adultos jovensBulimia nervosa: uma articulação entre aspectos emocionais e rede de apoio social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Cibele  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Repercussões da depressão infantil e materna no brincar de crianças: revisão sistemática. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 46-61. ISSN 1516-3687.

Este estudo teve como foco o processo do brincar em crianças com indicadores de depressão ou cujas mães apresentavam depressão. A literatura vem demonstrando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, bem como ressaltando a incapacidade ou a impossibilidade dessa capacidade como um sintoma de problemas na criança. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de visualizar estudos sobre o foco desta pesquisa. Foram identificados 16 estudos que contemplaram os critérios de inclusão. A revisão revelou evidências que apoiam a utilização do brincar como um recurso importante na avaliação psicológica de sintomas depressivos na infância, com diferenças encontradas no comportamento lúdico de crianças que apresentavam esse quadro. Verificou-se um aumento de pesquisas nos últimos anos, tendo os estudos mais recentes se dedicado a avaliar a eficácia do tratamento para crianças com indicadores de depressão, utilizando o brincar como recurso terapêutico.

Palavras-chave : ludoterapia; criança; mães; depressão; desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )