SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Repercussões da depressão infantil e materna no brincar de crianças: revisão sistemáticaRepresentações sociais de violência urbana entre policiais civis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LEONIDAS, Carolina; CREPALDI, Maria Aparecida  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Bulimia nervosa: uma articulação entre aspectos emocionais e rede de apoio social. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 62-75. ISSN 1516-3687.

As redes de apoio social são configuradas pelas relações interpessoais significativas que as pessoas estabelecem nas situações cotidianas. Há escassez de estudos que investiguem o modo como a rede de apoio se articula com a personalidade nos transtornos alimentares. Este estudo objetivou investigar possíveis relações entre os aspectos emocionais de uma mulher de 27 anos, com diagnóstico de bulimia nervosa, e o modo como se configura sua rede de apoio social. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada, genograma e mapa de rede. Observou-se que a rede significativa é pequena, com membros distribuídos de forma não equitativa, com maior concentração em pessoas da família de origem, que foi caracterizada como a principal fonte de apoio. Evidenciou-se relação entre aspectos da personalidade da participante e o empobrecimento da rede, que parece incrementar os sentimentos de tristeza, solidão e isolamento social, comprometendo o potencial de apoio da rede e intensificando vivências de desamparo e menos-valia.

Palavras-chave : bulimia nervosa; apoio social; redes sociais; saúde mental; caso clínico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )