SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Bulimia nervosa: uma articulação entre aspectos emocionais e rede de apoio socialDeficiência auditiva e mercado de trabalho: uma visão de empregadores da cidade de Uberlândia-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

ALMEIDA, Luciana Ferreira de  e  SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representações sociais de violência urbana entre policiais civis. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 76-91. ISSN 1516-3687.

Este artigo teve como objetivo compreender as representações sociais de violência urbana entre policiais civis do Recife e a relação com suas práticas profissionais. Utilizou-se como suporte a teoria das representações sociais que visa compreender as teorias do senso comum construídas coletivamente. Foi realizada uma associação livre por meio de questionário acessado on-line, respondido por 108 participantes, e, em seguida, entrevistas individuais, com 12 participantes. O conteúdo das entrevistas foi analisado através do software Alceste que gerou cinco classes, reunindo discursos sobre a valorização e o investimento na formação do policial, as mudanças nas práticas policiais, as práticas criminais, a família "desestruturada" como uma causa da violência, causas e consequências da violência, e, finalmente, os procedimentos policiais nas abordagens à população. Os resultados demonstraram que os participantes objetivam a violência urbana nos crimes e as representações sociais dessa violência podem estar ancoradas em uma ligação entre pobreza, violência e drogas.

Palavras-chave : violência urbana; policiais civis; representações sociais; Alceste; crime.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )