SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O perfil da produção científica sobre identidade no campo da teoria das representações sociaisInstalando pré-requisitos de leitura para dois alunos com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

WOLTER, Rafael Pecly  e  WACHELKE, João. Índices complementares para o estudo de uma representação social a partir de evocações livres: raridade, diversidade e comunidade. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 119-129. ISSN 1516-3687.

Este artigo visa apresentar, com exemplos empíricos, três índices calculáveis a partir de dados de evocações livres. Dois desses índices foram elaborados por Flament e Rouquette (2003) e indicam o grau de diversidade e de raridade das evocações. O terceiro índice permite o estudo da proporção de elementos comuns a dois corpora de evocações, por isso foi nomeado de índice de comunidade. A partir desses três indicadores, é possível ter informações sobre o grau de compartilhamento social de cada objeto, seu nível de idiossincrasia e a proporção de comunidade entre dois corpora. Essas informações, quando associadas a outras técnicas, podem ser úteis para uma melhor compreensão da relação população-objeto.

Palavras-chave : análise de evocações; índice de raridade; índice de diversidade; índice de comunidade; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )