SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Complementary indexes to study a social representation from free evocations data: rarity, diversity and communityScreening of early signs of autism spectrum disorder in children of a day care center from the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

SOUZA, Jaci Augusta Neves de  and  ASSIS, Grauben José Alves. Instalando pré-requisitos de leitura para dois alunos com deficiência intelectual. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 130-143. ISSN 1516-3687.

A recombinação silábica para formar novas palavras tem se mostrado uma alternativa promissora no ensino de leitura generalizada para indivíduos com desenvolvimento atípico. No entanto, organizar as letras que constituem as palavras é um conceito básico indispensável para que se instalem os rudimentos da leitura, ainda que sejam palavras simples compostas por uma ou duas sílabas. O presente estudo teve por objetivo instalar os pré-requisitos do comportamento de ordenação dos símbolos gráficos do alfabeto romano para indivíduos com deficiência intelectual. Participaram do estudo dois alunos matriculados na escola da Apae. Formas não representacionais apresentadas em quatro tamanhos foram inicialmente utilizadas, e a resposta requerida foi selecioná-las para formar três sequências. Seguindo o mesmo procedimento, foram utilizadas letras como estímulos para formar palavras dissílabas. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de ordenar as letras formando as palavras após aprenderem a organizar os estímulos não representacionais, utilizados como pré-requisito.

Keywords : comportamento de ordenação; leitura; recombinação silábica; deficiência intelectual; equivalência de estímulos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )