SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Instalando pré-requisitos de leitura para dois alunos com deficiência intelectualPrograma de orientação: como estimular a linguagem das crianças nascidas pré-termo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

CARVALHO, Felipe Alckmin et al. Rastreamento de sinais precoces de transtorno do espectro do autismo em crianças de creches de um município de São Paulo. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 144-154. ISSN 1516-3687.

Os transtornos do espectro do autismo (TEA) são considerados um dos mais severos transtornos infantis e se caracterizam por comprometer as habilidades sociais iniciais, que surgem nos primeiros anos de vida da criança e, portanto, podem ser investigadas a partir desse período. O objetivo desta pesquisa foi descrever as habilidades de orientação social e atenção compartilhada de uma amostra aleatória de 104 crianças, com idades entre 16 e 24 meses, identificando possíveis sinais precoces dos TEA nessa população. Para o rastreamento, utilizaram-se a escala Pictorial Infant Communication Scales (Pics) e a Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat). Das crianças avaliadas, quatro (3,8%) apresentaram sinais precoces de TEA. As habilidades mais comprometidas foram iniciação da atenção compartilhada e iniciação do comportamento de solicitação. Dados desta e de outras pesquisas nesse campo são relevantes para o planejamento de intervenções, que podem levar ao melhor prognóstico dos casos.

Palavras-chave : transtorno autístico; diagnóstico precoce; desenvolvimento infantil; habilidades sociais; estudo transversal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )