SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Rastreamento de sinais precoces de transtorno do espectro do autismo em crianças de creches de um município de São PauloAnálise das variáveis idade e sexo no desempenho do teste de inteligência (TI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NASCIMENTO, Fernanda Mara do; RODRIGUES, Marina Brandão  e  PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Programa de orientação: como estimular a linguagem das crianças nascidas pré-termo. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 155-165. ISSN 1516-3687.

Durante os primeiros anos de vida, o desenvolvimento de boas habilidades linguísticas, decorrentes de uma íntima interação verbal entre a criança e seus pais, prediz a facilidade de aprendizagem da leitura. Se toda criança precisa de estimulação para um desenvolvimento cognitivo eficaz, tal necessidade aumenta em crianças nascidas pré-termo. Essas crianças, além do risco biológico, estão sujeitas também ao risco de um ambiente (tanto hospitalar quanto familiar) pouco estimulante. Foi desenvolvido um programa de orientação para pais sobre como estimular a linguagem do filho desde o nascimento, para que ele possa, no futuro, aprender a ler bem. Testamos esse programa em uma amostra de pais de crianças pré-termo. Dos participantes, 98,92% afirmaram ter aprendido novas informações, e todos disseram ser possível aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano, evidenciando, portanto, comprometimento com a facilitação do desenvolvimento linguístico dos filhos. No presente artigo, discutiremos essa experiência.

Palavras-chave : linguagem; aprendizagem; leitura; capacitação; nascimento prematuro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )