SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Parent orientation program: how to stimulate premature babies' languageVocabulary and working memory predict reading performance of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

RUEDA, Fabián Javier Marín  and  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Análise das variáveis idade e sexo no desempenho do teste de inteligência (TI). Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 166-179. ISSN 1516-3687.

O objetivo do estudo foi a busca de evidências de validade para o teste de inteligência (TI) baseada na relação com as variáveis idade e sexo. Participaram do estudo 560 pessoas entre 18 e 67 anos (M = 26,26, DP = 8,62), sendo 358 homens (63,9%). Os resultados não apresentaram diferenças significativas no desempenho de homens e mulheres, ou seja, o desempenho no TI de homens e mulheres pôde ser considerado equivalente. Quanto à idade, foi encontrada uma correlação moderada e negativa, formando-se quatro faixas etárias pela Anova e sendo observado que ao aumento da idade correspondeu uma diminuição no desempenho no TI. Com base nessas informações, concluiu-se que os objetivos do estudo foram alcançados, ou seja, obtiveram-se evidências de validade para o TI baseada na relação com outras variáveis.

Keywords : inteligência; validade; teste psicológico; psicometria; variáveis demográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )